domingo, 3 de setembro de 2017

Japão conclui que Coreia do Norte fez teste nuclear

Em pronunciamento feito há pouco na televisão, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, declarou que o abalo sísmico registrado na Coreia do Norte foi um teste nuclear. Horas antes, a ditadura militar norte-coreana afirmou haver fabricado uma bomba de hidrogênio capaz de ser instalada num míssil balístico.

Se a notícia for confirmada, será um grande avanço no programa nuclear da Coreia do Norte que testará o pacifismo imposto ao Japão pelos Estados Unidos depois da Segunda Guerra Mundial, extremamente popular no país, que abomina a bomba atômica porque foi alvo de duas.

Sob pressão do regime comunista de Pionguiangue, o Japão pode decidir fabricar armas atômicas e certamente tem tecnologia para isso. Seria uma decisão grave para a China, inimiga histórica, hoje o principal sustentáculo da ditadura norte-coreana.

A China não quer o colapso do regime da Coreia do Norte, que levaria a uma Coreia unificada com a presença militar dos EUA, e muito menos uma guerra na sua fronteira capaz de provocar uma fuga em massa de refugiados. Usa a questão norte-coreana como uma carta na manga em negociações com os americanos e concorda com a visão de Pionguiangue de que os EUA são uma superpotência agressiva.

Nenhum comentário: