domingo, 10 de setembro de 2017

Vice-presidente do Uruguai renuncia em escândalo de corrupção

Enquanto no Brasil notórios corruptos pretextam inocência ou alegam falta de provas, o vice-presidente do Uruguai, Raúl Sendic, renunciou no sábado em meio a um escândalo de corrupção pelo uso inadequado do cartão corporativo.

Raúl Fernando Sendic é filho de Raúl Sendic, fundador e líder histórico do Movimento de Libertação Nacional Os Tupamaros, principal grupo guerrilheiro de esquerda uruguaio nos anos 1960s e 1970s. Ele comunicou ontem sua decisão de deixar o cargo aos líderes da Frente Ampla, a coalizão esquerdista que governa Uruguai desde 2005.

O vice-presidente foi acusado pela revista semanal Búsqueda de usar seu cartão de crédito como vice-presidente (2005-9) e presidente (2009-13) da empresa estatal de petróleo Ancap (Administração Nacional de Combustíveis, Álcool e Pórtland) para pagar despesas com joias, roupas e produtos eletroeletrônicos.

Sendic compareceu diante do Tribunal de Conduta Política, um órgão interno de controle da Frente Ampla, para se justificar. Em 1º de agosto, o TCP concluiu por unanimidade que o uso de dinheiro público era "inaceitável".

Desde então, os rumores sobre a renúncia de Sendic se tornaram mais fortes, mas ele vinha rejeitando essa possibilidade.

O Uruguai é o país mais democrático e menos corrupto da América do Sul.

Nenhum comentário: