O comandante do 5º Exército do comando oriental das Forças Armadas da Rússia, general de divisão Valery Assapov, foi morto por um ataque de morteiros da organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante perto de Deir el-Zur, na Síria, informou em Moscou o Ministério da Defesa russo.
Em nota, o ministério revelou ontem que o general "estava um posto de comando das tropas sírias, assessorando os comandantes sírios na operação para libertar Deir el-Zur". De acordo com a agência estatal Tass, "como resultado de um bombardeio de morteiros do Estado Islâmico, Assapov foi mortalmente ferido."
Assapov é o oficial russo de mais alta patente morto na guerra civil da Síria. No início do mês, dois mercenários russos foram mortos em Deir el-Zur, para onde avançam as Forças Democráticas Sírias (FDS), uma milícia árabe-curda financiada e armada pelos Estados Unidos. No sábado, as FDS tomaram um campo de gás natural na região.
Sob o pretexto de combater o terrorismo, a Rússia interveio na guerra civil da Síria a partir de 30 de setembro de 2015 em apoio ao ditador Bachar Assad e conseguiu evitar sua derrota.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário