Dois atentados a bomba mataram pelo menos 24 pessoas em dois bairros xiitas de Bagdá, enquanto outras 44 foram mortas no Sul do Iraque, num aumento de tensão capaz de deflagrar uma guerra civil sectária entre sunitas e xiitas.
O país esteve à beira de uma guerra civil generalizada depois de um ataque a uma mesquita xiita em Samarra em 22 de fevereiro de 2006, levando o então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, a reforçar o contingente americano.
Com a retirada total das forças de combate dos EUA no fim do ano passado, uma série de atentados tenta reincendiar o Iraque, reporta o jornal The New York Times.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário