Ao vencer as convenções regionais no estado de Iowa, as primeiras eleições prévias da campanha, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney reafirmou sua condição de favorito na disputa pela candidatura do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos em novembro de 2012.
Na reta final, seu maior adversário foi o ex-senador Rick Santorum, que apostou todas as fichas de sua campanha em Iowa e está vivo na disputa. Perdeu por apenas oito votos, informa o jornal The New York Times.
Apesar da crise econômica e do desemprego, o presidente Barack Obama lidera as pesquisas diante do radicalismo e da desconexão com a realidade de alguns postulantes da oposição. Romney é considerado o mais centrista e o mais elegível, para desespero da direita radical.
Sob pressão do movimento de ultradireita Festa do Chá, parece um crime para qualquer aspirante republicano admitir aumentos de impostos, a existência do aquecimento global, o aborto e até mesmo a existência de um Ministério da Educação e da Agência de Proteção Ambiental, observa a revista conservadora inglesa The Economist.
Com a divisão ideológica do partido entre o conservadorismo tradicional e o ativismo da nova direita, virou todo o mundo contra Mitt Romney.
A disputa continua em 10 de janeiro em Novo Hampshire.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário