Depois de realizar manobras militares e testes de mísseis, a república islâmica do Irã ameaçou hoje reagir se os Estados Unidos deslocarem porta-aviões para o Golfo Pérsico. A ditadura teocrática de Teerã já ameaçou fechar o Estreito de Ormuz, por onde passam 40% do petróleo exportado no mundo.
"Estamos recomendando, avisando e advertindo", declarou o comandante do Exército iraniano, general Ataollah Salehi, acrescentando que "não é nosso costume alertar duas vezes".
O Irã vive sob a ameaça de uma intervenção militar dos EUA e de Israel para bombardear suas instalações nucleares e evitar que o regime dos aiatolás e da Guarda Republicana faça armas atômicas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário