O Itamaraty informou agora há pouco que o Brasil concedeu visto para a blogueira cubana Yoani Sánchez vir ao país a convite do cineasta Cláudio Galvão da Silva para participar da estreia do documentário Conexão Cuba-Honduras, em Jequié, na Bahia.
A viagem só depende agora do regime comunista cubano.
Yoani fez um apelo pessoal à presidente Dilma Rousseff para que intercedesse junto ao governo dos irmãos Fidel e Raúl Castro, que nunca a deixou sair do país. Chegou a dizer que se identificou com Dilma ao ver a foto da presidente diante de um tribunal militar, quando participava da luta armada contra a ditadura brasileira.
Principal militante na Internet na luta contra a ditadura dos irmãos Castro, Yoani, criadora do blogue Generación Y já ganhou vários prêmios no exterior, mas não pôde recebê-los pessoalmente. Por 18 vezes, o regime comunista cubano negou pedidos da blogueira para sair do país, inclusive para o lançamento de seu livro De Cuba, com Carinho no Brasil e em outros países.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Parabéns pelo blog.
Postar um comentário