sábado, 22 de agosto de 2009

Argentina protesta contra ministro iraniano

A Argentina protestou contra a nomeação de Ahmad Vahidi para ministro da Defesa do Irã pelo presidente Mahmoud Ahmadinejad. Vahidi é um dos principais acusados pelo atentado contra um clube da comunidade judaica em Buenos Aires em 18 de julho de 1994 em que 85 pessoas morreram e outras 200 ficaram feridas.

Para o Ministério das Relações Exteriores da Argentina, a indicação "constitui uma afronta à Justiça argentina e às vítimas daquele ataque terrorista brutal".

Em nota, a associação das entidades judaicas argentinas deplorou "a decisão tomada pelo presidente iraniano, que sistematicamente nega o Holocausto e pede a desruição do Estado de Israel", considerando-a "um insulto sem qualificação contra as vítimas do massacre e suas famílias, a comunidade judaica argentina, a República Argentina e seu Poder Judiciário, que merece a condenação categórica do governo nacional e da comunidade das nações democráticas".

O governo argentino "exige mais uma vez que a República Islâmica do Irã coopera plenamento com a Justiça argentina, permitindo que os acusados de participação no ataque sejam julgados pelos tribunais competentes".

A Justiça argentina denunciou diversos dirigentes do regime fundamentalista iraniano, inclusive o ex-presidente Ali Akbar Hachemi Rafsanjani.

Nenhum comentário: