A presidente Michelle Bachelet recebeu hoje em Santiago o líder hondurenho deposto e declarou que José Manuel Zelaya é "o presidente democraticamente eleito de Honduras.
Zelaya está visitando diversos países latino-americanos em busca de apoio. Já esteve no México e ontem se encontrou com o presidente Lula em Brasília.
Em Santiago do Chile, vários manifestantes esperavam Zelaya diante do palácio. Ele parou rapidamente diante da estátua do presidente Salvador Allende, deposto e assassinado no golpe militar de 11 de setembro de 1973.
Ao presidente Lula, Zelaya pediu que aumente a pressão sobre o presidente Barack Obama para que os Estados Unidos adotem uma posição mais firme contra os golpistas. Como 70% da economia hondurenha dependem dos EUA, seria a maneira de asfixiar o governo ilegítimo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário