segunda-feira, 24 de agosto de 2009

EUA vão investigar tortura da CIA

O secretário da Justiça dos Estados Unidos, Eric Holder, nomeou o procurador federal John Durham como investigador especial de acusações de tortura e abuso de presos cometidos na guerra do governo George Walker Bush contra o terrorismo dos fundamentalistas muçulmanos.

Um relatório da CIA (Agência Central de Informações), o serviço de espionagem dos EUA, que vazou na semana passada revela que interrogadores usaram revólveres e furadeiras elétricas para intimidar suspeitos de terrorismo. Para a Associação Americana das Liberdades Civis, isso caracteriza terrorismo.

Hoje, com a divulgação da íntegra do documento, ficou-se sabendo que agentes da CIA ameaçaram matar os filhos de Khaled Cheikh Mohammed, acusado de ser o idealizador dos atentados de 11 de setembro de 2001, se os EUA fossem atacados de novo.

De férias no Maine, o presidente Barack Obama encarregou o secretário da Justiça, que nos EUA acumula o cargo de procurador-geral da União, de tomar conta do problema. Durante as audiências no Senado para confirmá-lo no cargo, Holder considerou tortura diversos métodos usados pelo governo Bush na luta contra o terror.

Nenhum comentário: