domingo, 16 de agosto de 2009

Ditadura de Mianmar liberta americano

A ditadura militar de Mianmar, a antiga Birmânia, entregou o anarquista americano John Yettaw, condenado a sete anos de prisão, ao senador dos Estados Unidos Jim Webb. Afinal, ele já cumpriu seu papel.

Ao nadar até a casa da líder da oposição birmanesa, Yang San Suu Kyi, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz 1991, Yettaw violou os termos da prisão domiciliar que a manteve isolada em casa nos últimos 18 anos. Exausto, ele pediu para pernoitar na casa de Suu Kyi.

Era o pretexto para que o regime militar que empobreceu a Birmânia e mudou seu nome para Mianmar precisava para abrir novo processo contra Suu Kyi. A prisão domiciliar foi prolongada por mais um ano e meio. Isso deixa a política mais popular do país fora das eleições que a junta pretende realizar em 2010 para dar uma aparência de legitimidade à ditadura.

Yettaw foi apenas um idiota útil à ditadura. Sob uma inspiração supostamente divina, nadou 3 quilômetros até a casa de um símbolo da liberdade e da democracia - e conseguiu que Suu Kyi ficasse presa por mais tempo.

Nenhum comentário: