Mais de 200 pessoas serão denunciadas criminalmente por delitos ligados aos conflitos étnicos entre a minoria uigir e chineses do grupo hã ocorridos em julho na província de Xinjiang, no extremo leste da China, informou hoje o jornal oficial Diário da China.
Os processos devem começar nesta semana em Urumqi, principal foco da revolta dos uigures contra a absolvição de chineses hãs acusados de matar uigures suspeitos de cometer um crime do outro lado do país, onde viviam como trabalhadores migrantes, o que é muito comum hoje em dia na China.
Cerca de 1,5 mil pessoas foram presas na época. O jornal não diz quantos réus são uigures nem quantos são hãs. A única indicação é o número de advogados de ofício designados para defender os acusados: 170 uigures e 20 hãs.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário