O ex-ministro das Relações Exteriores Abdullah Abdullah acusa o governo do Afeganistão de fraudar a eleição presidencial de 20 de agosto. Para o ministro das Finanças, o presidente Hamid Karzai ganhou e as denúncias são choro de perdedor.
A Comissão Eleitoral Independente pretende anunciar os primeiros resultados oficiais amanhã. Pelo que foi antecipado, Karzai teria mais de 3 milhões de votos contra cerca de 1,5 milhão para o ex-chanceler.
Depois de admitir que houve irregularidades antes e durante a votação, o enviado especial das Nações Unidas, Kai Eide, pediu calma a candidatos e eleitores, alegando que a Comissão de Reclamações Eleitorais precisa de tempo para investigar as 225 denúncias de fraude, violência e intimidação de eleitores protocoladas até agora.
A segunda eleição presidencial da História do Afeganistão é uma parte importante da estratégia do governo Barack Obama para pacificar o país.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário