O Partido Democrático do Japão deve obter uma vitória esmagadora e histórica nas eleições legislativas do próximo domingo, 30 de agosto de 2009, acabando com um monopólio de poder do Partido Liberal Democrata que já dura 54 anos, com breve interrupção de menos de um ano no fim do século passado.
As pesquisas indicam que o PDJ deve eleger mais de 300 dos 480 deputados da Dieta, a Câmara do Parlamento do Japão, que indica o primeiro-ministro. O PLD deve ser reduzido a pouco mais de 100 cadeiras.
Como um terço do eleitorado declarou estar indeciso, o líder da oposição, Yukio Hatoyama, adverte para o risco de achar que já ganhou na reta final da campanha: "Há cerca de 100 cadeiras em disputa acirrada. O maior risco é a complacência.“
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário