O presidente Álvaro Uribe chega amanhã ao Brasil, dentro de um giro pela América Latina para defender a decisão de ceder sete bases militares na Colômbia para os Estados Unidos. Para o embaixador Rubens Ricupero, a política externa do governo Lula revela um "desejo megalomaníaco" ao se apresentar como alternativa aos Estados Unidos.
Uribe obteve o consentimento do Chile, do Paraguai e do Peru, que consideram a decisão uma questão de soberania nacional da Colômbia. Mas o assessor especial de Lula para questões internacionais, Marco Aurélio Garcia, vê resquícios de Guerra Fria.
Na opinião do embaixador Ricupero, o Brasil propõe um falso dilema ao colocar a questão como "eu ou os EUA". Tanto do ponto de vista econômico quanto do militar, o Brasil não pode se comparar aos EUA.
O Brasil tem superávit no comércio com quase todos os países da região. A exceção é a Bolívia, que exporta gás e é muito pobre para importar muito.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário