O ex-bilionário Bernard Madoff foi condenado hoje a 150 anos de prisão por um tribunal federal de Nova York, nos Estados Unidos, por fraude, rou, lavagem de dinheiro e obstrução de Justiça, entre outras acusações. Ele foi responsável pela maior fraude financeira da história do país, uma pirâmide financeira de US$ 60 bilhões.
Como a lei federal americana exige que o condenado cumpra pelo menos 80% da pena na cadeia, Madoff deve passar o resto da vida na prisão.
Seus advogados tinham pedido que ele pegasse apenas 12 anos, mas a procuradoria alegou que, além de tudo, ele não colaborou com a Justiça denunciando quem foram seus cúmplices nem ajudando a recuperar parte do dinheiro para indenizar quem foi prejudicado.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário