A Comissão Eleitoral, controlada pelo Ministério do Interior do Irã, confirmou hoje a vitória do presidente Mahmoud Ahmadinejad na eleição presidencial de 12 de junho de 2009. Ele teria obtido 63% dos votos contra 34% para o principal candidato da oposição, o ex-primeiro-ministro Mir Hussein Mussavi.
Diante de denúncias de fraude da oposição, partidários de Mussavi protestaram nas ruas de Teerã, sendo reprimidos pela polícia, que usou cassetetes para dispersar a manifestação. Eles exigem a realização de nova eleição. Mas as forças de segurança proibiram novos protestos.
O Supremo Líder Espiritual da Revolução Islâmica, aiatolá Ali Khamenei, festejou o resultado, com "mais de 80% de comparecimento e um presidente eleito com 20 milhões de votos", e pediu aos iranianos que aceitem a vitória do atual presidente e ex-guarda revolucionário.
A manifestação de hoje foi a maior desde a revolução, em 1979, ou talvez desde o funeral do aiatolá Ruhollah Khomeini, em 1989.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário