quinta-feira, 25 de junho de 2009

PIB dos EUA caiu menos no primeiro trimestre

A queda no produto interno bruto dos Estados Unidos no primeiro trimestre foi um pouco menor do que anunciado anteriormente: encolheu num ritmo de 5,5%, em vez dos 5,7% do cálculo inicial. Mas o número de novos pedidos de seguro-desemprego voltou a crescer na semana passada, indicando uma deterioração maior do mercado de trabalho.

Em depoimento na Comissão de Reforma e Supervisão do Governo, o presidente da Reserva Federal (Fed), o banco central americano, Ben Bernanke, negou ter ameaçado afastar a diretoria do Bank of America, se ela não concordasse com a compra do banco de investimentos Merrill Lynch.

Na reunião da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, em Paris, o representante comercial dos EUA, Ron Kirk, propôs negociações diretas com os principais parceiros comerciais para destravar a Rodada Doha de liberalização comercial da Organização Mundial do Comércio (OMC). O Brasil, a Índia e a África do Sul rejeitaram a proposta

A China rejeitou as acusações de protecionismo dos EUA e da União Europeia de que está limitando a exportação de produtos primários para proteger sua indústria e faz suas próprias denúncias de dumping à OMC.

Já o PIB da Irlanda vai encolher 13,5% até o final de 2010, prevê o FMI. A dívida dos bancos irlandeses vai chegar a 20% do PIB e o desemprego deve subir de 11,8% para 15,5%.

A siderúrgica Corus vai demitir 2 mil no Reino Unido e na Holanda.

O lucro da Nike caiu 30% no primeiro trimestre do ano e 21% em 12 meses. As novas encomendas caíram 12%.

No mercado financeiro, a maioria das bolsas da Ásia subiu, com alta no setor de alta tecnologia. Na Europa, a maioria das bolsas cedeu no fim do pregão, fechando em baixa. Nos EUA, a queda menor no PIB americano e o depoimento de Bernanke fizeram as bolsas de Nova York terem a maior alta em três semanas.

Nenhum comentário: