terça-feira, 23 de junho de 2009

Obama nega qualquer interferência no Irã

Em entrevista realizada agora, no início da tarde, em Washington, o presidente Barack Obama repudiou a violência no Irã e negou qualquer interferência dos Estados Unidos na eleição presidencial iraniana de 12 de junho de 2009.

Obama alegou que quem acusa os EUA quer desviar a atenção do debate interno, muma tentativa de usar os EUA como bode expiatório.

“Esta não é uma questão sobre os EUA, é uma questão do povo iraniano. Apesar da censura, temos visto imagens fortes sobre o que o povo iraniano está fazendo. É preciso contar os votos e ouvir as vozes”, recomendou.

“Sempre, na História, quem luta pela liberdade está do lado certo", acrescentou o presidente americano. "O governo iraniano deve governar por consenso e não por imposição.” Ele disse que os objetivos dos EUA são que o Irã não tenha armas nucleares e não apóie o terrorismo.

Para não prejudicar o diálogo sobre o programa nuclear do Irã, Obama tem adotado uma posição moderada em relação aos conflitos de rua entre manifestantes que denunciam fraude na eleição presidencial e as forças de segurança e milícias leais ao regime fundamentalista iraniano.

Nenhum comentário: