quinta-feira, 18 de junho de 2009

Peru anula decretos repudiados por índios

O Congresso do Peru revogou hoje dois decretos-leis repudiados pelos índios por permitir a exploração das riquezas da Amazônia peruana por empresas estrangeiras.

De imediato, a Associação Interétnica de Desenvolvimento da Selva Peruana pediu aos índios que suspendam as medidas de força como o bloqueio de estradas, que provocou conflito com a polícia e pelo menos 34 mortos.

Num gesto de conciliação, o presidente Alan García Pérez reconheceu ontem os "erros e exageros" cometidos pelo governo na repressão ao movimento indígena.

García alegou que os índios da Amazônia não foram consultados porque os decretos não afetavam o controle sobre suas terras ancestrais e acusou os "inimigos do Peru", numa referência indireta aos presidentes da Bolívia, Evo Morales, e da Venezuela, Hugo Chávez.

Ao chegar ao aeroporto de Manágua, na Nicarágua, onde recebeu asilo, o líder indígena peruano Alberto Pizango lamentou as mortes de índios e policiais, e manifestou a esperança de poder coordenar do exterior um movimento em defesa dos direitos dos povos indígenas do Peru.

Nenhum comentário: