sexta-feira, 19 de junho de 2009

Supremo Líder confirma vitória de Ahmadinejad

O Supremo Líder Espiritual da Revolução Islâmica do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou hoje que o presidente Mahmoud Ahmadinejad obteve uma "vitória definitiva" na eleição presidencial de 12 de junho.

Numa ameaça à oposição, Khamenei exigiu o fim dos protestos de rua e advertiu para o risco de caos e derramamento de sangue.

Depois de seis dias de protestos denunciando fraude eleitoral e de ataques noturnos de uma milícia regime fundamentalista iraniano, o Supremo Líder resolveu dar a palavra final sobre a eleição.

Khamenei fez a oração desta sexta-feira, dia da folga religiosa semanal dos muçulmanos, na Universidade de Teerã, um dos alvos da milícia governista Basij. A mesquita estava cheia de partidários de Ahmadinejad, que reapareceu depois de vários dias.

No sermão, o aiatolá declarou que "o resultado da eleição vem das urnas e não das ruas". Acrescentou que "a confiança do povo é o maior patrimônio da revolução islâmica, que nunca vai enganar o povo nem trair sua vontade".

Diante de uma multidão aos urros de "morte aos Estados Unidos" e "morte a Israel", ele acusou os EUA, o Reino Unido e Israel de tentarem desmoralizar a república islâmica. Argumentou ainda que é impossível fraudar o resultado de uma eleição vencida por uma vantagem de 11 milhões de votos.

O Conselho dos Guardiães da Revolução convocou os três oposicionistas para uma reunião amanhã em que vai responder às 464 denúncias feitas por eles.

Até agora, o principal candidato da oposição, o ex-primeiro-ministro Mir Hussein Mussavi, não se manifestou publicamente. Os sítios de Internet da oposição continuam convocando uma grande manifestação de protesto para amanhã.

Nenhum comentário: