O presidente Mahmoud Ahmadinejad compara Barack Hussein Obama ao ex-presidente George Walker Bush e pede ao atual presidente dos Estados Unidos que pare de interferir na política interna do Irã.
Diante do aumento da repressão do regime fundamentalista iraniano, a oposição recuou e suspendou as manifestações de luto convocadas para hoje em homenagem aos pelo menos 17 mortos nos protestos contra a fraude na eleição presidencial de 12 de junho.
Através da Internet, o principal candidato oposicionista, o ex-primeiro-ministro Mir Hussein Mussavi, reafirma a determinação de lutar pela anulação da eleição presidencial: "Se a liderança da revolução e o presidente são a mesma coisa", desafiou, "não servem aos interesses do país."
Ahmadinej vinha adotando uma posição discreta nos últimos dias. Ressurgiu atacando Obama. Em nota lida na televisão estatal, o presidente iraniano acusa Obama de pregar o diálogo mas agir como Bush, interferindo na política interna do Irã.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário