quarta-feira, 24 de junho de 2009

Argentina já tem 18 mortes por gripe suína

Um homem de 30 anos da província de Misiones, que faz fronteira com o Brasil, é o décimo-oitavo argentino morto pela gripe suína ou gripe A, causada pelo vírus H1N1.

Em número de mortes, a Argentina é o terceiro país mais atingido pela pandemia de gripe suína, atrás apenas do México e dos Estados Unidos.

Com o inverno, a previsão para esta noite é de cinco graus negativos na Grande Buenos Aires. O frio acelera a transmissão da doença e provoca medo na população.

Diante dos primeiros sintomas, os argentinos correm aos hospitais e centros de saúde, onde precisam esperar até sete horas pelo atendimento.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, lamentou a recomendação do ministro da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão, para que brasileiros evitem visitas a seu país e ao Chile, alegando que esta não é a maneira de fazer saúde pública. Bachelet, que é pediatra, foi ao México para tentar mostrar que não corre maior risco.

Já a ministra da Saúde argentina, Graciela Ocaña, considerou "razoável" a orientação do governo brasileiro. A Argentina fez o mesmo em relação ao México, quando a epidemia começou.

Nenhum comentário: