A oposição iraniana, que denuncia fraude na reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad, em 12 de junho de 2009, suspendeu todas as manifestações de protestos programadas para hoje depois que as forças de segurança dispersaram as primeiras concentrações de partidários do ex-primeiro-ministro Mir Hussein Mussavi com jatos d'água, cassetetes e gás lacrimogênio.
Há conflitos de rua em Teerã.
O governo advertiu que Mussavi será responsabilizado por problemas ocorridos em "manifestações não autorizadas".
Principal candidato da oposição, Mussavi voltou a exigir hoje a anulação do pleito da sexta-feira da semana passada. Em carta enviada ao Conselho dos Guardiães da Revolução, afirmou que a conspiração para fraudar o resultado da eleição foi articulada há vários meses.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário