Centenas de milhares de iranianos participaram da marcha convocada pelo ex-primeiro-ministro Mir Hussein Mussavi, principal candidato da oposição na eleição presidencial de 12 de junho, em homenagem aos mortos na repressão do regime iraniano, que já são 32. Pelo menos 200 oposicionistas foram presos, inclusive o ex-ministro do Exterior Ebrahim Yazdi.
O Conselho dos Guardiães convocou os quatro candidatos para um encontro no início da próxima semana. Como há divisão na cúpula do regime, o desfecho da crise é imprevisível.
A advogada irania Shirin Ebadi, ganhadora do Nobel da Paz, dá entrevista na Suíça pedindo a anulação da eleição de sexta-feira passada.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário