Os ministros das Finanças do Grupo dos Oito (EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Rússia), reunidos em Lecce, na Itália, declararam que suas economias, as maiores do mundo, excluída a China, apresentam "crescentes sinais de recuperação".
Entre estes sinais, citam a recuperação das bolsas de valores, o aumento da confiança de empresários e consumidores, e alguma melhora no setor industrial.
A maior preocupação agora seria com medidas para conter o impacto inflacionário dos planos de retomada do crescimento. Mas a questão dos testes de estresse ou de saúde financeira dos bancos. Os europeus resistem em revelar publicamente os resultados de suas avaliações, apesar da pressão dos Estados Unidos e do Canadá.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário