terça-feira, 23 de junho de 2009

Trem acidentado não fizera revisão de frios

O trem que causou o pior acidente da história do metrô da capital dos Estados Unidos, matando nove pessoas, deveria ter passado por uma revisão no sistema de freios há dois meses.

A colisão aconteceu no fim da tarde de ontem, horário de maior movimento. Um trem não conseguiu parar e entrou na traseiro de outro, que também ia para o Sul.

Ao falar sobre o acidente, o prefeito de Washington, Adrian Fenty, informou que o impacto foi tão forte que alguns vagões foram reduzidos a um terço do tamanho original. Cinco dos nove corpos só foram retirados das ferragens hoje. Outros 76 feridos foram hospitalizados.

Na investigação, uma pergunta fundamental é por que o trem não parou, se as locomotivas do metrô de Washington são dotadas de um equipamento para travamento automático em caso de risco de acidente.

Uma porta-voz do Conselho Nacional de Segurança de Transportes dos EUA, Debbie Hersman, revelou que o trem causador do acidente não tinha gravadores de dados que permitam saber como o contudor tentou impedir a batida. Há cinco anos, a agência tinha recomendado a substituição dos trens mais antigos, que ainda são 30% da frota.

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