O trem que causou o pior acidente da história do metrô da capital dos Estados Unidos, matando nove pessoas, deveria ter passado por uma revisão no sistema de freios há dois meses.
A colisão aconteceu no fim da tarde de ontem, horário de maior movimento. Um trem não conseguiu parar e entrou na traseiro de outro, que também ia para o Sul.
Ao falar sobre o acidente, o prefeito de Washington, Adrian Fenty, informou que o impacto foi tão forte que alguns vagões foram reduzidos a um terço do tamanho original. Cinco dos nove corpos só foram retirados das ferragens hoje. Outros 76 feridos foram hospitalizados.
Na investigação, uma pergunta fundamental é por que o trem não parou, se as locomotivas do metrô de Washington são dotadas de um equipamento para travamento automático em caso de risco de acidente.
Uma porta-voz do Conselho Nacional de Segurança de Transportes dos EUA, Debbie Hersman, revelou que o trem causador do acidente não tinha gravadores de dados que permitam saber como o contudor tentou impedir a batida. Há cinco anos, a agência tinha recomendado a substituição dos trens mais antigos, que ainda são 30% da frota.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
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