A Agência de Notícias República Islâmica anunciou hoje à noite a vitória do presidente Mahmoud Ahmadinejad na eleição presidencial mais disputada da História do Irã. Apurados 60% dos votos, Ahmadinejad lidera com 66% dos votos contra 31% para o principal candidato da oposição, o ex-primeiro-ministro Mir Hussein Mussavi, que se proclamou vencedor.
Cerca de 75% dos 46,2 milhões de eleitores iranianos votaram sob um clima tenso. O Irã está sob grande pressão internacional para suspender o enriquecimento de urânio de seu programa nuclear, suspeito de estar desenvolvendo armas atômicas.
O presidente Ahmadinejad insiste em que o programa nuclear tem fins pacíficos, mas passou os últimos quatro anos ameaçando varrer Israel do mapa.
A esperança da oposição era o ex-primeiro-ministro Mussavi, que governou o país durante a Guerra Irã-Iraque (1980-88). Apesar do anúncio oficial, ele cantou vitória.
Outro candidato, o ex-comandante da Guarda Revolucionária Iraniana Mohsen Rezai, obteve 1,7% dos votos, e o ex-presidente do Majlis (parlamento) Mehdi Karrubi, 0,9%.
Seja qual for o resultado, o poder ficará com o Supremo Líder Espiritual da Revolução Islâmica, aiatolá Ali Khamenei, herdeiro do aiatolá Khomeini, líder da revolução de 1979.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário