sexta-feira, 12 de junho de 2009

Agência oficial dá vitória a Ahmadinejad no Irã

A Agência de Notícias República Islâmica anunciou hoje à noite a vitória do presidente Mahmoud Ahmadinejad na eleição presidencial mais disputada da História do Irã. Apurados 60% dos votos, Ahmadinejad lidera com 66% dos votos contra 31% para o principal candidato da oposição, o ex-primeiro-ministro Mir Hussein Mussavi, que se proclamou vencedor.

Cerca de 75% dos 46,2 milhões de eleitores iranianos votaram sob um clima tenso. O Irã está sob grande pressão internacional para suspender o enriquecimento de urânio de seu programa nuclear, suspeito de estar desenvolvendo armas atômicas.

O presidente Ahmadinejad insiste em que o programa nuclear tem fins pacíficos, mas passou os últimos quatro anos ameaçando varrer Israel do mapa.

A esperança da oposição era o ex-primeiro-ministro Mussavi, que governou o país durante a Guerra Irã-Iraque (1980-88). Apesar do anúncio oficial, ele cantou vitória.

Outro candidato, o ex-comandante da Guarda Revolucionária Iraniana Mohsen Rezai, obteve 1,7% dos votos, e o ex-presidente do Majlis (parlamento) Mehdi Karrubi, 0,9%.

Seja qual for o resultado, o poder ficará com o Supremo Líder Espiritual da Revolução Islâmica, aiatolá Ali Khamenei, herdeiro do aiatolá Khomeini, líder da revolução de 1979.

Nenhum comentário: