domingo, 21 de junho de 2009

Israel elogia coragem da oposição iraniana

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente Shimon Peres elogiaram a coragem da oposição do Irã ao desafiar o regime fundamentalista imposto há 30 anos por uma revolução islâmica e o presidente Mahmoud Ahmadinejad, que está desenvolvendo armas nucleares e ameaça varrer Israel do mapa.

Em entrevista ao programa Meet the Press (Encontro com a Imprensa), da rede de televisão americana NBC, Netanyahu declarou não ter "dúvidas de que o mundo inteiro vê com simpatia o desejo dos iranianos por liberdade". E insistiu que o Irã não pode ter armas nucleares.

Ao comentar os protestos de rua em Teerã e outras cidades iranianas, o presidente Shimon Peres manifestou a esperança de queda do regime fundamentalista iraniano: "Vamos deixar os jovens erguerem suas vozes pela liberdade, para uma mudança positiva. Vamos deixar as corajosas mulheres iranianas soltaram sua voz sedenta de liberdade e igualdade."

Israel vê o programa nuclear do Irã como uma ameaça à sua existência, especialmente depois das ameaças do presidente Ahmadinejad. Na terça-feira, o chefe do serviço secreto israelense Mossad, Meir Dagan, declarou que o Irã pode ter capacidade de fazer uma bomba atômica em 2014.

Nenhum comentário: