O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente Shimon Peres elogiaram a coragem da oposição do Irã ao desafiar o regime fundamentalista imposto há 30 anos por uma revolução islâmica e o presidente Mahmoud Ahmadinejad, que está desenvolvendo armas nucleares e ameaça varrer Israel do mapa.
Em entrevista ao programa Meet the Press (Encontro com a Imprensa), da rede de televisão americana NBC, Netanyahu declarou não ter "dúvidas de que o mundo inteiro vê com simpatia o desejo dos iranianos por liberdade". E insistiu que o Irã não pode ter armas nucleares.
Ao comentar os protestos de rua em Teerã e outras cidades iranianas, o presidente Shimon Peres manifestou a esperança de queda do regime fundamentalista iraniano: "Vamos deixar os jovens erguerem suas vozes pela liberdade, para uma mudança positiva. Vamos deixar as corajosas mulheres iranianas soltaram sua voz sedenta de liberdade e igualdade."
Israel vê o programa nuclear do Irã como uma ameaça à sua existência, especialmente depois das ameaças do presidente Ahmadinejad. Na terça-feira, o chefe do serviço secreto israelense Mossad, Meir Dagan, declarou que o Irã pode ter capacidade de fazer uma bomba atômica em 2014.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário