segunda-feira, 29 de junho de 2009

Casal Kirchner perde eleições na Argentina

O casal Kirchner perdeu as eleições de meio de mandato para metade da Câmara Federal e um terço do Senado da Argentina neste domingo em todos os lugares importantes. Ficou em minoria nas duas casas do Congresso.

A política argentina mudou. Cristina Kirchner tem mais dois anos para governar em minoria. A era do casal Kirchner chegou ao fim.

Ao reconhecer a derrota, o ex-presidente Néstor Kirchner, que liderava a lista da Frente pela Vitória na província de Buenos Aires, lamentou: "Perdemos por pouco". Por 34,5% a 32,1%, venceu a União Pro, liderada pelo empresário Francisco De Narváez, aliado do prefeito conservador de Buenos Aires, Mauricio Macri.

Despontam como candidatos à presidência em 2011:
• o vice-presidente Julio Cobos, que rompeu com os Kirchner ao votar contra o aumento do imposto sobre exportações de grãos que está no centro do conflito entre o governo e o campo;
• o prefeito Mauricio Macri, um empresário de sucesso que foi presidente do Boca Juniors;
• e o ex-corredor de Fórmula 1 Carlos Reutemann, que foi levado para a política pelo ex-presidente Carlos Menem e agora pode ser a salvação do oficialismo, apesar de Menem e Kirchner serem inimigos mortais.

Nenhum comentário: