Duas jornalistas americanas de origem asiáticas foram condenadas a 12 anos de prisão num campo de trabalhos forçados pela ditadura stalinista da Coreia do Norte.
Euna Lee e Laura Ling foram presas quando faziam uma reportagem na fronteira com a China, para onde milhares de norte-coreanos fugiram nas últimas duas décadas, quando a Coreia do Norte afundou com a crise do comunismo soviético. Pelo menos 2 milhões de norte-coreanos morreram de fome nesse período.
A agência de notícias oficial do regime comunista declara que "o julgamento confirmou que elas cruzaram a fronteira ilegalmente e cometeram um crime grave contra a nação coreana".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário