terça-feira, 23 de junho de 2009

Conselho de Guardiães confirma eleição no Irã

O Conselho dos Guardiães da Revolução da Revolução Islâmica do Irã rejeitou os pedidos para anular a eleição presidencial de 12 de junho de 2009, oficialmente vencida pelo presidente Mahmoud Ahmadinejad.

A televisão estatal declarou hoje que manifestantes presos acusam a imprensa estrangeira. Apesar da repressão, os protestos continuaram ontem à noite e hoje de manhã.

Em mais uma ameaça à oposição, o governo diz que a Justiça dará uma lição nos manifestantes. Uma nova gravação mostra novas imagens que seriam de Neda (2092), a estudante de filosofia morta no sábado, que virou mártir, antes de ser baleada. O regime iraniano estaria cobrando US$ 3 mil de indenização da família de um homem morto nas manifestações.

O candidato derrotado Mehdi Karoubi mantém o desafio aos aiatolás e convoca um dia de luto para quinta-feira em homenagem aos mortos, que já são pelo menos 20.

Na Bélgica, a advogada e ativista dos direitos humanos Shirin Ebadi, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, pediu aos países europeus que rebaixem suas relações diplomáticas com o Irã, removendo os embaixadores e deixando em Teerã apenas encarregados de negócios; a libertação de todos os presos políticos; e a anulação da eleição.

Em Roma, o cineasta iraniano Mohsen Makhmalbaf liderou um protesto de estudantes iranianos.

A União Europeia condenou a violência no Irã. O Reino Unido expulsou diplomatas iranianos, em retaliação pelas acusações do regime fundamentalista do Irã de que estaria por trás das manifestações.

Nenhum comentário: