No pior atentado em dois meses no Iraque, a explosão de um caminhão-bomba matou 80 pessoas no sábado perto da cidade de Kirkuk, no Norte do país, que se tornou a região mais violenta do país por causa do conflito entre a maioria curda e árabes sunitas que se mudaram para lá no governo Saddam Hussein. Outras 160 pessoas saíram feridas.
O alvo foi uma mesquita xiita da localidade de Taza, a 15 quilômetros de Kirkuk, onde a maioria da população é turcomena. A tensão aumenta às vésperas de 30 de junho, quando as forças dos Estados Unidos vão parar de patrulhar as cidades iraquianas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário