sábado, 4 de maio de 2019

Coreia do Norte testa projéteis em desafio aos EUA

Com a estagnação das negociações com os Estados Unidos, a Coreia do Norte testou hoje projéteis descritos inicialmente como mísseis de curto alcance, disparados de Wonsan, na costa leste do país, em direção ao Mar do Japão, informaram autoridades da Coreia do Sul.

Tanto os EUA e a Coreia do Sul estão examinando os mísseis, que percorreram distâncias entre 70 e 200 quilômetros. No primeiro momento, as autoridades sul-coreanas chamaram de mísseis. Depois, mudaram para projéteis.

Se o teste de mísseis for confirmado, será o primeiro desde novembro de 2017, antes o início do diálogo direto entre o presidente Donald Trump e o ditador Kim Jong Un. Não viola a moratória declarada pelo regime comunista de Pyongyang, que cobre mísseis de médio e longo alcances. Mas revela a intenção de desafiar Washington diante da falta de progresso nas negociações.

No primeiro encontro de cúpula entre os dois, em 12 de junho de 2018, em Cingapura, Trump e Kim se comprometeram a desnuclearizar a Península Coreana sem entrar em detalhes. Desde então, os EUA cobram um cronograma de desarmamento, enquanto a Coreia do Norte exige o fim das sanções econômicas à sua economia, que enfrenta uma escassez séria com a quebra de safras agrícolas.

Trump e Kim se reencontraram em Hanói, no Vietnã, em 27 e 28 de fevereiro deste ano, mas não houve qualquer avanço. Em 25 de abril, Kim esteve com o ditador da Rússia, Vladimir Putin, para ampliar o apoio diplomático. O teste de mísseis é um sinal da frustração do regime stalinista norte-coreano, que volta a fustigar os EUA.

Nenhum comentário: