segunda-feira, 20 de maio de 2019

Google bloqueia atualizações do Android para a Huawei

Em mais um golpe contra a companhia chinesa de equipamentos de telecomunicações Huawei, o Google bloqueou seu acesso a atualizações do sistema operacional Android, usado nos telefones celulares da Huawei.

Os fabricantes de microchips também devem cortar o suprimento por força de um decreto do presidente Donald Trump vetando negócios com a empresa, acusada de espionagem para o regime comunista da China.

O Google alegou estar cumprindo o decreto do presidente dos Estados Unidos e revisando suas "implicações". Na quinta-feira, o governo Trump colocou a companhia chinesa numa lista negra de empresas que ameaçam à segurança nacional e declarou uma "emergência econômica nacional" para proibir a compra de tecnologia e serviços de "adversários estrangeiros".

A medida praticamente impede a Huawei - segunda maior fabricante de telefones celulares, atrás da Samsung e à frente da Apple - de fazer negócios com empresas americanas. Os EUA pressionam os países aliados a excluir a companhia chinesa da infraestrutura da Internet móvel de quinta geração (5G), sob a acusação de "espionagem" por ser próxima do regime.

Mais tarde, a megaempresa americana esclareceu que os aparelhos da Huawei poderão continuar usando o Google Play e seus mecanismos de segurança, mas as novas versões não terão acesso a aplicativos e serviços como Google Play Store, Google Maps e Gmail.

Grandes fabricantes de microchips como Intel, Qualcomm, Xilinx e Broadcom avisaram seus empregados que não venderão chips para a Huawei até segunda ordem, noticiou hoje a agência Bloomberg.

A Huawei anunciou em março que trabalha no desenvolvimento de seu próprio sistema operacional, se for proibida de usar programas de computador dos EUA: "Se algum dia acontecer de não podermos usar esses sistemas, estaremos preparados", declarou o diretor da divisão de produtos ao consumidor da companhia, Richard Yu, ao jornal alemão Die Welt.

Nenhum comentário: