quarta-feira, 29 de maio de 2019

Conflito EUA-China vai muito além da guerra comercial

Os Estados Unidos e a China estão envolvidos numa competição estratégica, econômica, científica, tecnológica e militar pela supremacia mundial que vai muito além da guerra comercial travada por Trump. O complexo industrial militar chinês está convencido de que o objetivo americano é conter o desenvolvimento chinês para manter a superioridade.

A contenção foi a estratégia pelos EUA na Guerra contra a União Soviética. Em 22 de fevereiro de
1946, o embaixador americano George Kennan enviou um longo telegrama ao Departamento de Estado argumentando que o sistema econômico comunista era inviável. Assim, bastaria conter o inimigo até que o regime implodisse.

A diferença é que a China se tornou uma superpotência econômica. Quando a URSS acabou, o comércio bilateral com os EUA girava em torno de US$ 2 bilhões. Com a abertura econômica chinesa a partir de 1978, EUA e China se tornaram interdependentes. O comércio bilateral chegou a quase US$ 660 bilhões em 2019.

Talvez seja tarde demais para conter a China. Mesmo que cheguem a um acordo comercial nas próximas semanas, as duas maiores potências mundiais se encaminham para uma concorrência estratégica de longo prazo. Meu comentário:


-->

Nenhum comentário: