Um capitão, um tenente e 13 soldados morreram e 19 soldados saíram feridos de um intenso tiroteio entre o Exército da Nigéria e milicianos do grupo terrorista Boko Haram, que se apresenta como a Província do Estado Islâmico na África Ocidental, durante um ataque a um quartel no estado de Borno, no Nordeste do país.
Os rebeldes chegaram ao município de Magumeri por volta das 18h (14h em Brasília) de sexta-feira e atacaram a brigada local. Depois de horas de combate, os feridos foram levados para o hospital de Maiduguri, a capital do estado. Outros 24 soldados sobreviventes foram transferidos para um local mais seguro.
Com a ação, os extremistas muçulmanos roubaram equipamentos militares pesados como metralhadoras antiaéreas e utilitários tipo Toyota Hilux. Não há informações sobre perdas do lado rebelde.
Em 27 de abril, o Boko Haram atacou uma base militar em Mararrabar Kimba, a quilômetros de Maiduguri. Pelo menos cinco soldados morreram no ataque.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário