sábado, 18 de maio de 2019

Corrupção derruba o governo da Áustria

O chanceler (primeiro-ministro) conservador Sebastian Kurz convocou hoje eleições antecipadas na Áustria diante da divulgação de um vídeo em que o vice-chanceler Heinz-Christian Strache discute contratos públicos com uma mulher que se passou por sobrinha de um oligarca russo, noticiou a agência Reuters.

Strache entrou no governo como líder do Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ), de extrema direita, o mais bem-sucedido dos partidos ultranacionalistas anti-imigrantes da União Europeia. A uma semana das eleições para o Parlamento Europeu, o escândalo é um duro golpe.

Aliado da primeira hora da Reunião Nacional, de Marine Le Pen, na França, e da Liga de Matteo Salvini na Itália, Strache foi um dos arquitetos da aproximação da ultradireita europeia à Rússia de Vladimir Putin.

Kurz, do Partido Popular Austríaco (ÖVP), democrata-cristão, formou o governo de coalizão com o Partido da Liberdade há um ano e meio. Em entrevista coletiva, ele alegou que outros líderes da ultradireita não aceitaram fazer as mudanças que o chanceler considera necessárias para manter a aliança.

O vídeo foi gravado em julho de 2017 na ilha de Ibiza, na Espanha, e discutia o financiamento do FPÖ com caixa 2, o controle de um jornal e investimentos em obras públicas, meses antes das eleições de outubro daquele ano, quando o ÖVP venceu com 31,5% dos votos e 62 cadeiras. O FPÖ ficou em terceiro, com 26% e 51 deputados, atrás do Partido Social-Democrata da Áustria (SPÖ), com 27% e 52 cadeiras.

Nenhum comentário: