Um grupo armado intitulado Operações do Mártir Ali Mansur reivindicou hoje a autoria de um ataque com foguete contra a superprotegida Zona Verde de Bagdá realizado há dois dias. Ninguém saiu ferido.
Como há poucas informações sobre o grupo, há dúvidas se agiu por conta própria ou está a serviço de uma milícia maior interessada em atacar interesses do governo do Iraque ou dos Estados Unidos.
A crescente tensão entre os EUA e o Irã tornam o Iraque, um país de maioria xiita como o vizinho, num possível local para atacar americanos. O governo Donald Trump ordenou a retirada do país de todo o pessoal não essencial da embaixada e dos consulados dos EUA.
Nas últimas semanas, o governo americano acusou a República Islâmica de preparar ataques contra forças e interesses dos EUA no Oriente Médio. Trump rompeu há um ano o acordo nuclear de 2015 negociado pelo governo Barack Obama para congelar por dez anos o programa nuclear militar iraniano e reinstaurou as sanções econômicas e militares do país.
Em resposta, o governo iraniano declarou estar abandonando partes do acordo e voltando a enriquecer urânio acima do teor necessário para uso em usinas atômicas de geração de energia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário