terça-feira, 21 de maio de 2019

Milícia pouco conhecida reivindica ataque de foguete em Bagdá

Um grupo armado intitulado Operações do Mártir Ali Mansur reivindicou hoje a autoria de um ataque com foguete contra a superprotegida Zona Verde de Bagdá realizado há dois dias. Ninguém saiu ferido.

Como há poucas informações sobre o grupo, há dúvidas se agiu por conta própria ou está a serviço de uma milícia maior interessada em atacar interesses do governo do Iraque ou dos Estados Unidos.

A crescente tensão entre os EUA e o Irã tornam o Iraque, um país de maioria xiita como o vizinho, num possível local para atacar americanos. O governo Donald Trump ordenou a retirada do país de todo o pessoal não essencial da embaixada e dos consulados dos EUA.

Nas últimas semanas, o governo americano acusou a República Islâmica de preparar ataques contra forças e interesses dos EUA no Oriente Médio. Trump rompeu há um ano o acordo nuclear de 2015 negociado pelo governo Barack Obama para congelar por dez anos o programa nuclear militar iraniano e reinstaurou as sanções econômicas e militares do país.

Em resposta, o governo iraniano declarou estar abandonando partes do acordo e voltando a enriquecer urânio acima do teor necessário para uso em usinas atômicas de geração de energia.

Nenhum comentário: