O rei da Tailândia casou-se com a subchefe de sua guarda pessoal e lhe deu o título de rainha. O anúncio surpreendente foi feito dias antes da cerimônias de coroação do rei, que começam no sábado, 4 de maio.
Maha Vajiralongkorn, de 66 anos, ascendeu ao trono com a morte do pai, rei Bhumibol Adulyadej, em 2016. O novo rei foi casado e divorciado três vezes. Tem sete filhos de casamentos anteriores.
"O rei Vajiralongkorn decidou promover a general Suthida Vajiralongkorn Na Ayudhya, sua consorte real, para se tornar a Rainha Suthida e ela terá título real e status como parte da família real", declarou em nota o palácio.
A rainha é a companheira do rei. Tem sido vista em público com ele há muitos anos, mas o relacionamento não era reconhecido oficialmente. Ela era aeromoça da Thai Airways quando foi nomeada para a guarda real. Imagens do casamento, com o rei derramando gotas de água sagrada na cabeça da rainha ajoelhada a seus pés, apareceram quarta-feira à noite na televisão tailandesa.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
quinta-feira, 2 de maio de 2019
Ex-aeromoça e guarda-costas vira rainha da Tailândia
Marcadores:
Casamento Real,
coroação,
Gen. Suthida Vajiralongkorn Na Ayudhya,
Maha Vajiralongkorn,
rainha,
Rainha Suthida,
rei,
Rei Bhumibol Adulyadej,
Tailândia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário