sexta-feira, 31 de maio de 2019

Trump impõe tarifas a pretexto de combater imigração ilegal do México

O presidente Donald Trump anunciou ontem à noite no Twitter a imposição de tarifas de 5%, a partir de 10 de junho, sobre todos os produtos importados do México" para os Estados Unidos e ameaçou aumentá-las progressivamente "até que o problema da imigração ilegal seja remediado", noticiou a televisão pública britânica BBC

As tarifas serão aumentadas em 5 pontos percentuais por mês até chegarem a 25%. Para o responsável pelo setor de EUA do Ministério do Exterior mexicano, a medida é "desastrosa": "Se isto for colocado em prática, teremos de responder vigorosamente", declarou o embaixador Jesus Seade.

Trump lançou sua campanha eleitoral acusando os imigrantes mexicanos de serem traficantes, estupradores e assassinos. Antes de chegar à Casa Branca, prometeu construir um muro na fronteira sul dos EUA.

Em fevereiro, o presidente americano decretou emergência, embora o problema da imigração ilegal seja muito menor do que no início do século. A decisão está sendo contestada na Justiça.

Ontem, Trump repetiu o discurso eleitoreiro: "Durante anos, o México não nos tratou justamente, mas agora estamos afirmando nossos direitos como uma nação soberana."

Com a linha dura adotada pelo governo Trump, que chegou a separar menores de idade dos pais que tentavam pedir asilo aos EUA, seis crianças filhas de imigrantes morreram desde setembro de 2018.

Desde a aprovação do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), em 1993, várias empresas transnacionais dos EUA, como a Coca-Cola, a Ford, a General Motors, a IBM e a John Deere, instalaram fábricas no México para exportar para o mercado americano.

Nenhum comentário: