terça-feira, 14 de maio de 2019

Desemprego sobe na Coreia do Sul em meio à turbulência internacional

Sob o impacto da guerra comercial entre Estados Unidos e China e da desaceleração do setor de alta tecnologia, o desemprego na Coreia do Sul voltar a subir em abril de 2019, passando de 3,8% para 4,1%, anunciou nesta quarta-feira o instituto de estatísticas do governo sul-coreano. Os economistas ouvidos pela agência Bloomberg previam que a taxa ficasse inalterada.

O comércio exterior tem um peso importante, a economia sul-coreana, a 12ª maior do mundo, com produto interno bruto de US$ 1,6 trilhão em 2018. A Coreia do Sul sente o menor crescimento da China, a turbulência no comércio internacional e a desaceleração do setor de alta tecnologia, que atinge empresas como a Samsung, hoje a maior fabricante de eletroeletrônicos do mundo.

Nos primeiros três meses do ano, o país sofreu a maior contração desde a Grande Recessão de 2008-9, com perda de 0,3% do PIB. O desemprego caiu em fevereiro depois de atingir em janeiro o maior índice em uma década, mas voltou a subir em março e abril.

A crise econômica e a estagnação das negociações de desnuclearização entre os EUA e a Coreia do Norte, em que é mediador, abalam a popularidade do presidente sul-coreano, Moon Jae In.

Nenhum comentário: