quinta-feira, 30 de maio de 2019

Crescimento dos EUA foi um pouco menor do estimado inicialmente

A economia dos Estados Unidos cresceu um pouco menos do que apurado na primeira estimativa do produto interno bruto do primeiro trimestre de 2019, mas não muito. Em vez de 3,2% ao ano, a maior economia do mundo avançou em ritmo de 3,1% ao ano.

O crescimento surpreendeu. Antes da primeira estimativa, os economistas previram expansão de 2,2% ao ano. Antes da segunda leitura do PIB, o mercado financeiro registrou repetidas quedas por temor do impacto da guerra comercial entre EUA e China para a economia internacional.

Embora a confiança do consumidor continue alta, as encomendas à indústria e a produção industrial desapontaram, aumentando a preocupação do mercado.

No início do ano, havia uma expectativa de desaceleração do crescimento. O bom resultado do primeiro trimestre afastou o fantasma temporariamente, mas muitos economistas defendem um corte nas taxas básicas de juros da Reserva Federal (Fed), o banco central dos EUA, para evitar uma nova recessão lá na frente.

A maior parte do crescimento do primeiro trimestre se deveu à acumulação de estoques. Enquanto estes produtos não forem vendidos, o comércio não fará novas encomendas. Assim, o ritmo de crescimento tende a cair.

Nenhum comentário: