terça-feira, 26 de março de 2019

Presidente do Irã ataca Trump por reconhecer soberania de Israel sobre Colinas do Golã

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, criticou duramente o presidente Donald Trump por os Estados Unidos reconheceram a soberania de Israel sobre as Colinas do Golã, ocupadas durante a Guerra dos Seis Anos, em 1967, e anexadas em 1981 à revelia do direito internacional, que proíbe a guerra de conquista. As colônias pertenciam à Síria.

"Ninguém poderia imaginar que uma pessoa nos EUA viesse e desse terras de uma nação para um país ocupante, contra o direito e as convenções internacionais", declarou Rouhani. "É uma ação sem precedentes."

A Agência de Notícias República Islâmica citou o vice-primeiro-ministro e ministro do Exterior e dos Expatriados da Síria, Walid Moallem, para dizer que a decisão do presidente americano não muda a situação das Colinas do Golã.

Trump mudou uma política de décadas que previa que o status do território árabe ocupado seria definido em negociações de paz entre Israel e a Síria. Fez o anúncio no Twitter na quinta-feira passada e oficializou o reconhecimento ontem na Casa Branca, ao lado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Nenhum comentário: