sexta-feira, 1 de março de 2019

Paquistão liberta piloto indiano capturado

Depois de 58 horas, o Paquistão entregou à Índia o comandante Abhinandan Varthaman, capturado quando seu avião foi abatido durante uma batalha aérea na região da Caxemira, noticiou o jornal indiano Hindustan Times. A libertação aliviou a tensão entre os dois países, que são potências nucleares. 

Centenas de pessoas o esperavam do outro lado da fronteira 11 horas atrás, por volta das 21h pelo horário local. O piloto de 38 anos, comandante de um esquadrão aéreo, foi submetido a exames médicos. Ele foi obrigado a ejetar o assento quando seu caça MiG-21, de fabricação russa, foi atingido perto de "linha de controle" entre os dois países.

Ao anunciar a libertação ontem, o primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan, descreveu sua decisão como "um gesto de paz".

A Força Aérea da Índia invadiu o espaço aéreo do Paquistão pela primeira vez desde 1971, 48 anos atrás, em retaliação a um atentado terrorista que matou 49 policiais militares indianos na Caxemira em 14 de fevereiro. O alvo do bombardeio aéreo foi um acampamento do grupo terrorista Jaish-e-Mohamed (Exército de Maomé), que assumiu a responsabilidade pelo ataque.

Desde a independência do Império Britânico e da divisão do país, a Índia e o Paquistão disputam a soberania sobre a região da Caxemira. Em 1947, o marajá que a governava, Hari Singh, decidiu aderir à Índia, apesar da maioria da população ser muçulmana.

O Paquistão nunca aceitou isso. Reivindica a realização de um plebiscito sob supervisão internacional. A Índia rejeita o pedido e trata a questão como um assunto interno. Desde 1989, uma revolta muçulmana iniciou um conflito armado contra a dominação indiana. O atentado de 14 de fevereiro foi o pior contra as forças de segurança da Índia nesses 30 anos de luta.

Nenhum comentário: