domingo, 3 de março de 2019

Fatah acusa Hamas de prender e torturar ilegalmente seus membros

O partido Fatah (Luta), do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, acusou ontem o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) de prender iegalmente a torturar seus membros na Faixa de Gaza, dominada pelo Hamas.

Pelo menos 100 membros da Fatah foram detidos na semana passada simplesmente por participar de manifestações em apoio a Abbas e à ANP, denunciam seus partidários. As manifestações foram em resposta a protestos do Hamas pedindo a queda de Abbas.

A Fatah responsabiliza o Hamas, a Jihad Islâmica para a Libertação da Palestina e seu ex-dirigente Mohamed Dahlan, crítico de Abbas, pelos protestos contra a ANP. Ossama Kawassmeh, porta-voz da Fatah na Cisjordânia, acusou o Hamas de "sequestrar e torturar brutalmente membros da Fatah de uma maneira que nenhum palestino pode imaginar".

Os presos teriam sido abusados física e verbalmente, jogados em celas frias e escuras, "junto com criminosos e espiões". Alguns tiveram as mãos e os pés acorrentados a cadeiras.Mohamed Labbad foi parar no hospital. Raed Abu al-Hassin, irmão do secretário-geral da Fatah, Hatem Abu al-Hassin, teve as duas pernas quebradas.

A resposta do Hamas foi dizer que as acusações são "fantasiosas".

Nenhum comentário: