quinta-feira, 21 de março de 2019

Fed prevê crescimento menor e suspende altas de juros nos EUA

O Conselho da Reserva Federal (Fed), a direção do banco central dos Estados Unidos, reduziu ontem sua previsão de crescimento da maior economia do mundo para este ano de 2,3% para 2,1%, abaixo dos 3,2% anunciados pela Casa Branca. O crescimento em 2020, ano eleitoral, foi estimado em 1,9%.

A taxa básica de juros foi mantida numa faixa de 2,25% a 2,5% ao ano e não deve mais ser reajustada em 2019. No ano passado, houve quatro altas. A maioria dos membros do Comitê do Mercado Aberta prevê uma alta de juros em 2020 e nenhuma em 2021.

Com consumo privado e investimentos das empresas mais fracos, "o crescimento está se desacelerando mais do que esperado", admitiu o presidente do Fed, Jerome Powell. O fortalecimento do mercado de trabalho, "parece ter dado um recuo em relação ao ritmo forte do ano passado".

Em fevereiro, a economia americana registrou um saldo positivo de cerca de 20 mil empregos, bem abaixo da média do ano passado, que estava perto de 200 mil novas vagas por mês a mais do fechadas.

Powell tentou manter a confiança do mercado ao afirmar que "os fundamentos da economia ainda são muito robustos", mas citou acontecimentos recentes nos EUA e no exterior que reduzem as chances de que a economia americana cresça tão rapidamente como no ano passado. Em 2018, o PIB cresceu 2,9%, melhor desempenho desde 2015.

Nenhum comentário: