segunda-feira, 4 de março de 2019

Huawei deve acionar governo dos EUA na Justiça

A grande companhia de equipamentos de telecomunicações chinesa Huawei vai acionar o governo dos Estados Unidos na Justiça, contestando a decisão de proibir agências federais americanas de usar produtos da empresa, noticiou hoje o jornal The New York Times.

A ação deve ser impetrada no estado do Texas ainda nesta semana. A Huawei alega estar sendo punida antes de ser julgada.

O governo dos EUA tenta negar acesso de companhias chinesas de telecomunicações ao mercado americano e de seus aliados, especialmente da tecnologia de comunicação móvel de quinta geração (5G), sob o argumento de que seus equipamentos podem ser usados para espionagem da China.

A Lei de Autorização de Defesa Nacional proíbe agências federais dos EUA de fazer contratos com empresas controladas, associadas ou de propriedade do regime comunista chinês.

A pedido de autoridades americanas, o Canadá prendeu a diretora financeira e filha do fundador da Huawei, Meng Wanzhou. Seu pedido de extradição será julgado nos próximos dias em Toronto. Os EUA a acusam de violar as sanções ao Irã.

Meng Wanzhou promete processar o governo canadense pelo que considera uma prisão ilegal.

Nenhum comentário: