quinta-feira, 21 de março de 2019

UE adia Brexit se Reino Unido aprovar acordo

Os líderes dos outros 27 países da União Europeia estão disposto a aceitar um adiamento de apenas dois meses na saída do país do bloco europeu se o Parlamento Britânico aprovar o acordo negociado com a primeira-ministra Theresa May na próxima semana, noticiou hoje o jornal britânico Financial Times.

A data marcada para a Brexit (saída britânica) é 29 de março. Como a Câmara dos Comuns rejeitou duas vezes o acordo acertado por May com os sócios europeus, a primeira-ministra britânica pediu ontem oficialmente um adiamento até 30 de junho.

O documento preparado pela Comissão Europeia deixa claro que "não há prorrogação possível" além de 22 de maio, se o Reino Unido não quiser realizar eleições para o Parlamento Europeu naquele mês.

"O Conselho Europeu se compromete a aceitar, antes de 29 de março de 2019, uma prorrogação até 22 de maio, desde que o acordo de retirada seja aprovado pela Câmara dos Comuns na próxima semana", diz o projeto de resolução.

Se o acordo não for aprovado, o Reino Unido terá de sair da UE em 12 de abril, neste caso, com uma ruptura total com o bloco europeu, com que tem cerca da metade de seu comércio exterior.

Nenhum comentário: