A milícia terrorista muçulmana Boko Haram, que se apresenta como a Província do Estado Islâmico na África Ocidental, matou pelo menos 23 soldados do Exército do Chade num ataque a uma cidade próxima do Lago Chade, noticiou hoje a agência Reuters.
Foi o ataque mais mortífero do Boko Haram no Chade. Acontece num momento em que o grupo vem obtendo sucesso na sua insurgência contra as Forças Armadas nigerianas e mostra capacidade de projetar sua força além de suas bases no Nordeste da Nigéria.
No início do mês, o grupo divulgou um comunidade anunciando uma mudança de liderança diante de rumores de uma cisão interna em torno do debate sobre a necessidade de atacar civis. O temor é de um aumento nos ataques a civis.
Desde que aderiu à luta armada para impor a lei islâmica à África Ocidental, em 2009, o Boko Haram, cujo nome significa repúdio à educação ocidental, provocou uma guerra civil com total de mortes estimados em 20 mil.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário